empreendedora com o seu time dando um exemplo do que é ser um bom líder.
Categorias:

Como ser um bom líder: as 23 melhores estratégias

Quando entramos no mercado de trabalho, é comum trabalharmos sozinhos ou para alguém. Porém, à medida que a empresa cresce, surge a necessidade de gerir outras pessoas.

Nesse ponto, aparecem muitas dificuldades e dúvidas sobre como ser um bom líder.

Apesar de não ser uma tarefa fácil, a liderança autêntica pode ser atingida por meio de algumas estratégias, que compartilhamos aqui.

Mas antes, é preciso compreender alguns pontos.

O que é ser um bom líder?

Primeiro, é preciso entender que a liderança não é uma característica que se aprimora do dia para a noite, ela é uma jornada.

Sendo assim, esse processo possui altos e baixos, recompensas e frustrações, seduções e dificuldades.

Ser um bom líder é lidar com esse caminho juntamente com a equipe, fornecendo orientações para que todos trabalhem juntos na busca de um objetivo em comum.

Ainda, um bom líder vai incentivar e envolver seu time em um projeto, monitorando o progresso, apontando possíveis falhas, lidando com conflitos e reconhecendo o bom desempenho.

O que um bom líder não faz?

Existem vários erros que podem ser cometidos que atrapalham uma boa liderança. O mais comum é a falta de humildade: acreditar que sabe de tudo e subestimar a própria equipe não são característica de um bom líder.

Além disso, muitos líderes demonstram dificuldade em manter uma clara comunicação, o que é um problema. Afinal, um bom líder não foge de diálogos, nem fala mais do que escuta.

Por último, outro grande erro dos líderes é deixar de motivar a equipe, agindo mais como chefe do que como líder.

Quais as qualidades de um bom líder?

Cada líder possui suas próprias características e atitudes, no entanto conseguimos perceber algumas características em comum que os bons líderes apresentam. Listamos algumas delas:

  • Honestidade e transparência com a equipe;
  • Capacidade de definir metas possíveis;
  • Constante comunicação com o time;
  • Compromisso e comprometimento com os colaboradores;
  • Gosto por mudança e adaptação;
  • Criatividade;
  • Capacidade de motivar os outros.

Não se sinta pressionado a aprimorar essas qualidades de uma hora para outra, algumas você já deve ter e outras serão desenvolvidas com o tempo. O importante agora é saber que elas existem e procurar trazê-las à tona.

Conheça as 23 estratégias para ser um bom líder

Defina os valores da sua empresa

Uma boa etapa para começar a praticar liderança é definir os valores da empresa.

Aqui no Seahub, por exemplo, criamos nosso Código de Cultura, que contém os princípios da empresa e as qualidades que consideramos essenciais em membros do time.

Então, quando um novo integrante se junta à equipe, o Código é o primeiro item que mostramos.

Fazendo isso, você se coloca na posição de líder e prepara seu colaborador para o trabalho que está por vir.

Mantenha uma organização

A organização é uma característica fundamental para qualquer membro de um time, por isso não pode faltar no líder.

Manter a organização de dados, arquivos e até do espaço colaboram com a eficiência das atividades da equipe, que deve ser monitorada pelo líder.

Cabe a ele, então, manter esse ordenamento e estimular cada membro a fazer o mesmo.

Ofereça feedbacks

Um bom líder deve estar sempre atento ao trabalho que está sendo feito pelo seu time. E uma maneira saudável de acompanhamento são os feedbacks.

Por isso, mantenha cada membro do seu time informado sobre o seu desempenho. Afinal, a consciência de que alguém está prestando atenção no nosso trabalho nos estimula a dar o nosso melhor.

Claro, nesse ponto pode surgir dificuldades no momento de fazer críticas, para isso aprenda a dar feedbacks negativos sem constranger o funcionário.

Reconheça o bom desempenho

Outra indicação é reconhecer quando o seu funcionário tem um bom desempenho, pois se o esforço passar despercebido, há chances de desestimular o colaborador.

Portanto, ao perceber um bom desempenho por parte de um membro da equipe, certifique-se de valorizá-lo por isso.

Nesses casos, um elogio já é suficiente, mas também considere presentear o funcionário com um brinde, kit de produtos da empresa ou uma refeição especial.

Torne-se o exemplo

Um bom líder nos faz querer se assemelhar àquela pessoa, por isso dizemos com toda a certeza que liderar é se tornar o exemplo.

Para isso, esqueça o ditado “faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço”, e tome atitudes como se estivesse sendo observado, afinal você está.

Por exemplo, se você marca uma reunião, chegue no horário. Isso demonstra que você preza pela pontualidade e espera o mesmo do time.

Valorize a diversidade

Uma equipe em que todo mundo sabe fazer a mesma tarefa não ajuda ninguém. O ideal em um time é que os membros possuam habilidades complementares.

Em vista disso, ao montar sua equipe, opte pela diversidade. Pessoas diferentes de você e dos outros membros podem surpreender e trazer inovação à empresa.

Saiba ouvir seus colaboradores

Por mais cuidado que você tenha tido no momento de montar o time, nada adianta se você não escuta seus colaboradores.

Um bom líder reconhece que não é nada sozinho, valorizando a ajuda dos outros. Assim, ouça o que cada membro da sua equipe tem a dizer, reconhecendo a importância da visão deles.

Seja ouvido sem dar bronca

Além da capacidade de ouvir, também é essencial saber se fazer ouvido.

Nesse sentido, é muito fácil ser ouvido quando você eleva o tom da voz e dá bronca, afinal os funcionários estão em uma posição de vulnerabilidade quanto a você.

Mas essa característica combina mais com um chefe do que com um líder. Este último deve conseguir ser ouvido sem gritar, pelo simples fato de que a equipe se importa com a sua fala.

Tenha empatia

Um bom líder é um bom ser humano. Isso quer dizer reconhecer que os membros do seu time irão falhar em algum momento.

A capacidade de se colocar no lugar do outro é fundamental no líder de uma equipe. Então mentalize que seus funcionários possuem questões pessoais que, por vezes, podem atrapalhar o desempenho no trabalho.

Saber perdoar e ter empatia são alguns dos pontos que garantem qualidade de vida no trabalho.

Aprenda a usufruir os talentos da equipe

Como gestor de uma equipe, você deve saber utilizar os talentos da equipe ao seu favor. Para isso, é necessário conhecer cada membro do time.

Vamos supor que um dos seus funcionários é uma recepcionista, e ao observá-la você notou que ela possui uma oratória muito boa. Que tal convidá-la para gravar o próximo vídeo informativo da empresa?

Estimule o trabalho em equipe

Muitas pessoas acreditam que a competitividade ajuda no ambiente de trabalho, mas na realidade o senso de união é uma estratégia que funciona melhor na eficácia da produção.

Sabendo disso, demonstre aos seus funcionários que o sucesso de um é o sucesso de todos, estimulando eles a trabalharem em equipe.

Lembre-se dos números

Além da visão humana, um bom líder não pode esquecer dos números. Afinal, as metas e resultados são indicativos de como a equipe está se saindo.

Por isso, o líder deve saber criar e verificar métricas, acompanhando os dados. Mas claro, nunca passe por cima das pessoas para atingir números.

Nossa dica para medir os objetivos e resultados-chave é utilizar a metodologia de OKR.

Seja transparente

Não há nada pior do que trabalhar em um ambiente sem saber o que esperar dele. Imagina achar que seu líder vai te demitir a qualquer momento porque ele vive escondendo informações. Péssimo, né?

Evitar essa situação é fácil: seja transparente com seus funcionários. Isto é, confie neles e repasse informações importantes.

Uma boa estratégia, que utilizamos por aqui, é ter reuniões frequentes com cada membro, chamadas One on One. Assim, você cria um espaço favorável para a sinceridade de ambos os lados.

Treine a oratória

Você já ouviu o discurso “I have a dream” de Martin Luther King? Nele, fica perceptível uma característica fundamental em um bom líder: a oratória.

Para inspirar pessoas, é importante treinar a técnica de falar bem em público, afinal não adianta ter o discurso perfeito sem uma boa oratória. O impacto vem da forma que se fala.

Saiba lidar com erros

Errar é humano, né? Mas a parte mais difícil é lidar com esses erros quando eles acontecem.

No caso de um gestor, o erro pode ser de um membro da equipe ou dele mesmo. E para ser um bom líder, é essencial saber lidar com o erro e contornar a situação.

O ideal, nesse cenário, é não focar em tentar encontrar o culpado, e sim em achar a solução.

Tome decisões

Já aconteceu de você ter várias reuniões sobre um mesmo assunto sem que nada fique definido ao final, apenas a data da próxima discussão?

Circular em torno de uma questão não é indicado, e é função do líder tomar uma decisão. Por isso, quando aparecer um problema, sinta-se à vontade para discutir e ouvir a opinião dos outros, mas saiba que a decisão final deve ser sua.

Para ter discussões que resultem em uma decisão, é imprescindível saber como fazer uma reunião produtiva.

Assuma riscos

Na hora de tomar decisões, nem sempre conseguimos seguir o caminho mais fácil e previsível. Por vezes, a função de líder é tomar o comando e assumir os riscos.

É justamente aqui que a capacidade de lidar com erros entra, pois a responsabilidade recai sobre o líder caso o risco não tenha valido a pena.

Mesmo assim, é impossível fugir de decisões arriscadas.

Faça uma boa gestão de tempo

Além de gerenciar pessoas, um bom líder também domina a gestão do tempo.

Na maioria das empresas, há muito trabalho a ser feito, e sem um bom gerenciamento do tempo, fica impossível finalizar as tarefas.

Por isso, cabe ao líder estipular prazos para cada atividade, de modo que o tempo seja bem aproveitado.

Se a organização do tempo é seu ponto fraco, aprenda o que é gestão de tempo e como ser mais produtivo.

Desafie seu time

Algo que seguimos à risca aqui no Seahub é sempre buscar novos desafios.

Para o profissional, cair na zona de conforto pode trazer problemas de eficiência, pois o trabalho vira automático, não havendo espaço para inovação e criatividade.

Uma boa analogia é enxergar o ambiente de trabalho como uma grande academia: não se pode acostumar-se com o treino, sendo necessário fazer alterações para que continue provocando o corpo e fazendo efeito.

Por isso, o líder deve se certificar de que seus funcionários estão constantemente sendo desafiados.

Tenha características de professor

Um bom líder deve estar se atualizando e buscando novos conhecimentos com frequência. E então, é essencial que esses aprendizados sejam compartilhados com os membros do time.

Assim, dizemos que o líder precisa ter características de um professor, que procura ensinar e crescer junto com a sala de aula, sendo um mentor.

Estimule a criatividade

A criatividade é importante em qualquer trabalho, já que ela é responsável por novas ideias e soluções. Por essa razão, o bom líder estimula a criatividade de seus funcionários.

Uma estratégia para fomentar ideias criativas é promover um brainstorming entre os colaboradores, deixando-os livres para dar insights.

Lembre-se: nem toda ideia que surgir precisa ser aceita, mas é fundamental que não haja julgamentos.

Crie momentos especiais

Nem tudo é trabalho, né? Como líder, você pode construir relações com os colaboradores que vão além da profissão.

Uma maneira interessante de firmar esse relacionamento é criar momentos especiais com os funcionários.

Por exemplo, aqui no Seahub, a cada três meses nós saímos para comemorar as metas batidas. É sempre uma noite especial e muito esperada.

Tenha visão de futuro

Por último, uma boa característica em um líder é a capacidade de ter uma visão de futuro, ou seja, possuir uma visão abrangente de longo prazo.

Afinal, ao saber o caminho que deve ser seguido, é possível conduzir os liderados por este rumo.

Conclusão

A jornada em busca da liderança autêntica é construída aos poucos.

Apesar de cada trajeto ser único, as estratégias citadas aqui são importantes para evitar obstáculos comuns no meio do caminho.

Pela sua iniciativa de leitura, prevemos que você será um excelente líder.

Obrigada pela leitura!

Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.