mulher branca no escritório de fone de ouvido e em frente ao computador. está sorrindo enquanto faz uma captação de clientes pela internet.
Categorias:

As 21 melhores estratégias de captação de clientes pela internet

A captação de clientes sempre foi uma preocupação dos empresários, no entanto, na era digital, surgem novos meios de captação que devem ser dominados para atingir o sucesso da empresa.

Desse modo, um desafio atual dos negócios é a capacidade de atrair clientes pela internet.

Para esse fim, existem algumas estratégias que podem ser utilizadas no meio digital, resultando em clientes novos e satisfeitos para a empresa.

O que é captação de clientes?

Uma das etapas do processo de vendas é a captação de clientes, que consiste em uma busca por potenciais consumidores para o seu negócio.

O objetivo dessa atividade é conscientizar o máximo de pessoas possíveis sobre a sua solução, para que assim o consumidor chegue até a sua empresa.

O que não fazer na captação de clientes?

Em tempos de crise, erros na captação de clientes trazem altos prejuízos para a empresa. Nesse sentido, é ideal ficar atento ao que não fazer na hora da captação.

  • Esquecer de definir a persona: quem fala para todo mundo, não fala com ninguém. Por esse motivo, o primeiro passo para qualquer estratégia de marketing é determinar a persona da empresa.
  • Deixar de cadastrar o contato: há uma crença generalizada de que somente os clientes precisam ser cadastrados, mas na realidade qualquer consumidor que demonstrou interesse no seu serviço deve ficar salvo, para futuras interações.
  • Acreditar que marketing não é importante: muitos empresários tendem a não reconhecer o marketing e, consequentemente, deixar de investir. Mas é fato que boas campanhas de marketing são responsáveis pelo crescimento na empresa e bons resultados.
  • Esquecer o atendimento: algumas vezes, a empresa foca em captação de consumidores e esquece de receber esses potenciais clientes na hora do atendimento. Portanto, certifique-se de que você tem a capacidade de atender a quantidade de pessoas que vai chegar com as campanhas.

As 21 melhores estratégias para captação de clientes:

Faça uma análise do seu mercado de atuação

Antes de começar a caminhada de captação de clientes, é preciso dar um passo para trás e analisar o mercado.

Nesse momento, elabore sua persona, estude a concorrência, descubra quais canais de comunicação seu cliente em potencial utiliza, entre outras questões.

Apenas a partir dessas informações é possível construir estratégias de marketing, portanto essa etapa de levantamento de dados não deve ser ignorada.

Esteja presente nas redes sociais

Hoje em dia, é difícil encontrar uma empresa bem-sucedida que não esteja presente nas redes sociais.

Isso é um reflexo do potencial de vendas das redes, que comprovam o ditado “quem não é visto não é lembrado”.

Devido a esse fator, se faz necessário que a marca esteja presente nos principais canais de comunicação.

Para atingir esse objetivo, descubra como conseguir destaque na Internet em 2022.

Invista em marketing de conteúdo

Uma coisa eu te garanto: essa estratégia vai aparecer em qualquer pesquisa sobre captação de clientes, portanto nem adianta fugir do marketing de conteúdo.

O marketing de conteúdo é uma maneira de atrair, passivamente, o cliente até a sua empresa.

Para que essa tática funcione, é necessário produzir conteúdos que induzam o consumidor a descobrir uma dor/desejo e, em seguida, considerar sua empresa para solucionar esse problema.

No Instagram, por exemplo, é quase impossível fugir do marketing de conteúdo, pois está repleto de empresas que fazem reels, carrossel, stories, entre outras postagens informativas.

Guie o visitante no funil de vendas

É importante frisar que não é suficiente ter muitos visitantes na sua página, afinal nosso objetivo final é a venda. Sendo assim, deve-se conduzir o visitante do topo até o fundo do funil.

Para isso, cada parte do funil deve ter uma estratégia que se ligue à próxima.

Nessa etapa, indicamos que comece por dominar a tática de como vender mais pelo Instagram, em seguida alastrando o conhecimento para outros canais.

Colete depoimento de clientes

Aqui vai uma dica de conteúdo: colete depoimento de clientes fiéis à sua empresa e compartilhe com os potenciais clientes.

A tática de marketing “boca a boca” ainda é uma das estratégias mais eficientes, por isso é interessante conduzir os clientes a falarem sobre a sua marca.

Ainda, com aqueles clientes mais próximos, considere pedir indicações de potenciais consumidores, afinal eles devem conhecer pessoas que passam pelas mesmas dificuldades que eles, precisando de sua solução.

Tenha um site com design responsivo

Com o passar dos anos e avanço tecnológico, os hábitos do consumidor mudaram.

Enquanto antes era viável passar horas folheando uma revista em busca de um produto, hoje o cliente procura praticidade e agilidade.

Isso significa que se seu site demora a carregar, há grandes chances de perder o cliente. Por isso, um design responsivo, que torna o site acessível a qualquer tipo de dispositivo, é o ideal.

Lembre-se: 80% do tráfego da internet ocorre por meio de smartphones, então seu site deve ser convidativo tanto ao desktop quanto ao mobile.

Aposte em SEO

SEO é um conjunto de práticas que tem a finalidade de fazer seu site/canal aparecer no ranking das primeiras posições dos motores de busca.

Pense comigo: quando você faz uma pesquisa no Google, você confere as primeiras opções ou procura uma das últimas páginas para obter seu resultado? Aposto que sua resposta é a mesma que a minha e a da maioria dos internautas.

Sendo assim, seu cliente só chega até sua empresa se seu site estiver em uma posição favorável. Portanto, não levar o SEO em consideração é uma perda de tempo e dinheiro.

Considere anúncios pagos

Gerar tráfego de forma orgânica é indicado para o crescimento da empresa, mas também existe a possibilidade de alavancar os resultados por meio de anúncios pagos.

Google, Youtube, Instagram e Facebook são exemplos de canais de comunicação que permitem a criação de anúncios pagos na sua plataforma.

Essa é uma estratégia que funciona tanto para pequenas empresas, com orçamento menor, quanto para grandes empresas.

Porém, antes de partir para essa etapa, é indicada a consulta de um profissional experiente com a ferramenta, que te ajude a investir da maneira correta.

Produza materiais ricos

Falamos aqui da produção de conteúdos simples, como um Reels, que pode ajudar a trazer mais clientes para sua base.

No entanto, o ideal é ter também uma elaboração de materiais mais ricos que envolvam o seu produto/serviço.

A produção de e-books, planilhas, infográficos, vídeos, podcasts são opções interessantes pois te permitem conseguir os dados do potencial cliente em troca do conteúdo.

Assim, construa uma Landing Page que solicite o e-mail ou Whatsapp do consumidor para enviar o conteúdo.

Faça parcerias com outras empresas

Um ponto importante para atingir bons resultados é fazer parcerias com outras empresas.

Procure empresas com público semelhante, mas que não concorrem diretamente com a sua, e proponha uma parceria.

Dessa forma, a troca de tráfego beneficia os dois e promove ambas as empresas.

Faça parcerias com influenciadores

A tendência de empresas formarem parceria com influenciadores digitais para divulgação veio para ficar.

Por meio de uma figura com muitos seguidores nas redes sociais, é possível trazer conscientização a diversas pessoas que não conhecem sua empresa, trazendo novos clientes.

Nesse cenário, é essencial definir o influenciador a partir de um fit com a marca, já que o público precisa se assemelhar.

Pratique a prospecção

Nem sempre é preciso esperar o cliente chegar até a empresa, afinal você também pode ir atrás dele.

 

Nesse contexto, uma qualidade da internet é a conexão com as pessoas. A partir dos canais e das redes, uma empresa consegue prospectar potenciais clientes.

Mas primeiro, deve-se saber como utilizar a técnica de prospecção de clientes.

Foque na linguagem adequada

A comunicação com o seu consumidor é um fator determinante na escolha dele. Por essa razão, é preciso que a linguagem esteja adequada à persona.

O cliente passa por uma jornada antes da compra, e muitas vezes um texto, frase ou palavra é responsável pelo engajamento com a empresa.

Desse modo, o conhecimento de Copywriting faz valer no momento de produzir conteúdos.

Inclua sempre CTA

Ainda sobre linguagem, parte essencial do Copy é o Call to Action, isto é, o chamado para ação.

O CTA precisa estar presente nos conteúdos, pois é ele que vai guiar o consumidor para a próxima etapa.

Assim, antes de qualquer publicação, reflita: o que eu desejo que o cliente faça depois de conferir isso?

A partir disso, crie seu Call to Action: confira nosso canal do Youtube, garanta seu ingresso para o evento, entre em contato pelo Whatsapp, e por aí vai.

Faça campanhas

Uma coisa é certa: o processo de captação de clientes nunca termina, afinal se trata de um ciclo.

Parte fundamental desse ciclo é a criação de campanhas de marketing para a atração de possíveis clientes.

O responsável por pensar nessas campanhas de modo a obter Leads qualificados é o time de marketing, então, antes de tudo, é necessário saber como montar essa equipe.

Crie um fluxo de nutrição

Quando o consumidor mostra interesse em seu produto/serviço, porém não chega ao final da compra, nem tudo está perdido.

Nesse caso, é essencial criar um fluxo de nutrição que inclua esses contatos, a fim de convencê-los de que eles precisam de sua solução.

Tenha uma rede de contatos

Nos dias atuais, ter uma rede de contatos é essencial para qualquer profissional.

Quando se trata de pessoas que trabalham prestando serviços a clientes, essa rede é ainda mais necessária, pois é preciso ter pessoas que te conhecem e confiam em você.

Se você acredita que sua rede de contatos ainda é mínima, não se desespere, há uma forma de aumentar esses números: domine a técnica de networking.

Cuide da experiência do cliente

Às vezes o óbvio precisa ser dito: há muito mais chances de o cliente indicar sua marca se ele tiver uma boa experiência.

Acontece que muitas empresas querem atrair o cliente até a compra e acabam esquecendo dele depois disso. Por outro lado, quando se gera uma experiência que encanta, o cliente volta e ainda promove sua marca.

Sabendo disso, pense em formas de tornar a experiência do consumidor única: envie brindes, mande lembranças de aniversário, faça eventos, enfim, surpreenda seu cliente com criatividade.

Aqui, fazemos um destaque para eventos, que em nossa experiência são um grande sucesso entre os convidados. Dito isso, aprenda a organizar um evento memorável.

Implante um CRM

Organização é uma palavra-chave quando se fala de captação de clientes. Afinal, a empresa precisa dar conta dos potenciais clientes que chegam.

Sem o uso da tecnologia, parece uma tarefa difícil, porém já existem ferramentas que fazem essa organização de forma automática, chamadas de CRM.

Indicamos o RD Station ou o Pipedrive para quem quer levar a captação de clientes para outro nível.

Utilize ferramentas de marketing

Não é apenas o CRM que auxilia no processo de atração de clientes, há diversas ferramentas de automação de marketing que precisam ser exploradas pela empresa.

Imagina produzir um conteúdo rico, conseguir vários endereços de e-mail e ter que entrar em contato um por um. Seria absurdo, tendo em vista que existem plataformas como ActiveCampaign e Mail Chimp.

Segmente suas bases

Quando a captação tiver sucesso e o cliente entrar na sua base, o trabalho ainda não acabou. Uma estratégia interessante é segmentar sua base de clientes.

Vamos supor que você tem um Pet Shop, a pessoa que compra produto para gatos possui interesses diferentes daquela que compra produto para cachorro.

Assim, uma maneira de criar conteúdos e campanhas mais individualizadas é segmentar as bases por compra, gostos, profissões e outras características.

Conclusão

Não existe uma fórmula secreta para obter sucesso na captação de clientes. O que existe é um conjunto de estratégias que podem te ajudar nesse processo.

Como já compartilhamos as melhores estratégias, o resto é com você: pratique a captação e veja o que funciona para sua empresa.

captaAté a próxima!

Um comentário em “As 21 melhores estratégias de captação de clientes pela internet

  1. Bacana, Me ajudou muito seu artigo, Você já usou o software chamado: Software PCG usando ele você pode divulgar seu site conteudo em mais de 350 sites de anuncios grátis de forma automatizada usando esse programa, com toda certeza vai ter muito resultado com seu material ou para divulgar seu conteudo, é só pesquisar no Google pelo nome do aplicativo. Seu post foi muito útil. Bom dia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.