Homem trabalhando no Seahub, um coworking em Natal.
Categorias:

Coworking em Natal: é uma melhor opção que o home office? [2022]

O ambiente de trabalho deve ser um espaço confortável e acolhedor, já que vamos passar horas do nosso dia ali. Acima disso, deve-se priorizar um local onde nossa produtividade está em alta.

Com a flexibilidade que a tecnologia trouxe ao trabalho, as opções atuais de ambiente corporativo vão além do escritório da empresa. Afinal, hoje existe a possibilidade do home office ou até do Coworking em Natal.

Antes de tomar uma decisão sobre qual espaço é o ideal para você, é essencial levar alguns fatores em consideração.

O que é home office?

A fim de partir para a discussão, precisamos primeiro entender os dois conceitos destacados.

Home office é a modalidade de trabalho em que o colaborador atua a distância, tornando possível trabalhar em sua própria casa.

O que é Coworking em Natal?

Coworking é um modelo de trabalho que reúne pessoas que não trabalham juntas em um mesmo espaço, com base no compartilhamento de espaço e recursos.

Essa variedade de escritório já existe na cidade e é aproveitada por muitos trabalhadores. Um bom exemplo de Coworking em Natal é o Seahub, que se localiza na Av. Engenheiro Roberto Freire e no Sebrae/RN.

Home office ou Coworking em Natal?

Sabendo dos conceitos de home office e Coworking, resta analisar qual dos dois é a melhor opção.

Para isso, veja os aspectos mais importantes na escolha e como se comportam em cada uma das modalidades.

Produtividade

Sobre este fator, é fundamental se conhecer e refletir sobre qual ambiente te torna mais produtivo.

No Home Office, algumas pessoas consideram que produzem mais do que fora de casa. Enquanto outras dizem se distrair com a TV ou a cama, que estão logo ali.

Ainda há a questão do barulho, que varia de acordo com a residência. Em uma pesquisa feita pela Robert Half, 1 a cada 5 brasileiros listaram as distrações causadas pela família como o maior desafio do Home Office.

Para ser produtivo no Home Office, veja algumas dicas que vão impressionar seu chefe.

Já no Coworking, é comum a sensação de produtividade, pois você está cercado por pessoas focadas no trabalho. Além disso, o fato de estar pagando pelo espaço desestimula a procrastinação.

Estrutura Física

Aqui, pense se sua casa possui uma estrutura adequada para trabalhar. Lembre-se de que você vai passar horas sentado em frente a um computador, portanto deve ter um espaço favorável a isso.

No caso do escritório compartilhado, a empresa fornece a estrutura adequada para o trabalho, com cadeiras confortáveis, iluminação boa, internet veloz, ar condicionado e até café.

Deslocamento

É fato que uma das maiores vantagens do home office é a possibilidade de permanecer em casa.

Quem mora em Natal sabe que, em algumas horas do dia, o trânsito é intenso. Evitar esse estresse na ida e volta do trabalho é um grande benefício de trabalhar em casa.

Em contrapartida, é possível escolher um Coworking em Natal perto da sua residência, a fim de escapar do trânsito.

Custo

Com relação ao home office, outra vantagem é a economia. Afinal, não há gastos com transporte, nem com alimentação fora de casa. Para a maioria das pessoas, esses cortes fazem muita diferença.

Já no coworking, há gastos com deslocamento e alimentação, juntamente com o custo do aluguel. Porém, é importante fazer uma pesquisa e analisar os valores, pois algumas empresas fazem pacotes de acordo com sua necessidade e orçamento.

Credibilidade

Trabalhar de casa tem seus pontos positivos, mas já pensou em receber um cliente na sua residência? Parece desconfortável, né?

A realidade é que manter a empresa dentro de casa pode atrapalhar a credibilidade da marca e passar uma imagem pouco profissional.

Por outro lado, o Coworking oferece o endereço comercial e/ou fiscal, salas de reunião e salas de atendimento, passando assim segurança ao cliente.

Networking

Por último, é necessário considerar um fator que se tornou primordial em qualquer carreira atualmente: o networking.

Em casa, evidentemente, a possibilidade de se conectar com outras pessoas/empresas exige muito mais esforço, sendo preciso recorrer a redes sociais e aplicativos.

No escritório compartilhado, as chances de networking são inúmeras, já que você cria uma relação com as pessoas que dividem espaço com você.

Além disso, os coworkings costumam ter espaços de descanso em comum, como a copa, onde você pode esbarrar com um potencial cliente enquanto toma um café. E ainda existem os eventos promovidos e divulgados pela empresa, nos quais você será bem-vindo.

Se você tem dificuldade com o networking, aprenda essa técnica com dicas valiosas.

Conclusão

Na escolha entre Home Office e Coworking em Natal, há vantagens e desvantagens em ambas as possibilidades.

Por isso, a decisão é pessoal e depende da importância de cada fator nos resultados do trabalhador.

O Seahub está aberto para esclarecer sua mente quanto à escolha. Fale com um de nossos consultores para tirar sua dúvida ou marcar uma visita aos nossos espaços.

Desejamos sucesso na deliberação!

Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.