Empresário negro pensando sobre qual decisão é melhor: adquirir o escritório virtual ou coworking
Categorias:

Escritório virtual ou coworking: qual a melhor opção para você? [2022]

Há uns anos, empresas que sentiam a necessidade de ter um espaço próprio, para fazer reuniões e receber clientes, precisavam alugar um escritório ou uma sala comercial.

Hoje em dia, com a evolução do mundo corporativo, surgiram soluções para acolher empresas com essa demanda, como o escritório virtual e o coworking.

Em meio a novas invenções, é comum ficar confuso sobre qual é a melhor opção. Por isso, é importante pesquisar e entender as vantagens de cada modelo de trabalho.

Mas antes, entenda o que são esses serviços:

O que é escritório virtual?

O escritório virtual é a contratação de um endereço fiscal e/ou comercial para as empresas registrarem junto aos órgãos oficiais.

Esse serviço supre a necessidade de empresas que ainda estão começando e não possuem um escritório fixo. Nesse caso, outra empresa oferece seu endereço para ser colocado nos documentos.

Além do endereço, também são prestados outros serviços de administração, para garantir que a empresa funcione remotamente.

É importante saber que o escritório virtual atende prestadores de serviços, Microempreendedores Individuais, startups e empreendedores.

Até grandes empresas que procuram um modelo de trabalho mais flexível podem se beneficiar do escritório virtual.

Você está nessa lista? Então saiba como ter um escritório virtual.

O que é coworking?

Já o coworking é um espaço colaborativo de trabalho que reúne diversos profissionais. Nele, geralmente são encontrados lugares como salas privativas, salas de reunião, salas de atendimento, estações de trabalho compartilhadas e auditórios.

A prestação do serviço é bem flexível e varia de empresa para empresa, mas é comum a possibilidade de alugar uma sala fixa de escritório, bem como alugar os espaços por hora, turno ou diária.

Os Coworkings suprem a necessidade de profissionais de muitos setores. As salas de atendimento, por exemplo, são muito procuradas por profissionais autônomos, como nutricionistas, psicólogos, médicos, advogados e por aí vai.

Quanto às salas de reunião, são úteis para os momentos presenciais de qualquer empresa. E sobre as estações de trabalho, são uma ótima opção para quem está de saco cheio do home office.

Escritório virtual VS coworking: qual a melhor opção?

Agora já dá para perceber a diferença entre escritório virtual e coworking: o primeiro concede um endereço, sem a necessidade de um espaço físico, enquanto o segundo oferece um lugar de trabalho compartilhado.

Mas você sabe qual é a melhor opção para você? Vamos comparar as vantagens de cada uma para facilitar a sua decisão.

Vantagens do Escritório Virtual

Um dos principais benefícios do escritório virtual é a economia para o profissional, pois o custo fixo do serviço é baixo.

Ademais, o escritório virtual é uma das alternativas mais seguras que existe, já que se você optar por conceder seu endereço residencial à junta comercial, corre o risco de o seu IPTU aumentar.

Inclusive, o endereço de sua casa, ao ser vinculado a um CNPJ, fica exposto ao público.

Outro fator fundamental é o endereço reconhecido e de fácil acesso, o que demonstra credibilidade ao seu cliente.

Ainda, como já foi dito, a aquisição do endereço fiscal traz outros serviços de suporte, como gestão de correspondência e recepção, que tornam o seu trabalho bem mais fácil.

Vantagens do Coworking

Por outro lado, o coworking também oferece benefícios ao trabalhador, uma vez que se trata de um ambiente propício à produtividade e à criatividade.

Além disso, o coworking é o lugar ideal para receber seus clientes para um atendimento ou convidar seus colaboradores para uma reunião, porque o fácil acesso, o estacionamento, a recepção e a estrutura passam uma imagem de profissionalismo.

O corte de gastos também precisa entrar na lista de vantagens, afinal você utiliza o espaço conforme sua necessidade e orçamento E claro, não precisa se preocupar com limpeza, manutenção e contas.

Atualmente, não existe opção que ofereça a estrutura completa de um coworking por um preço mais acessível.

Por último, não podemos esquecer que compartilhar o espaço com outros profissionais pode te trazer novos clientes e parceiros. Com certeza é uma oportunidade de networking sem limites.

Conclusão

A decisão de investir em coworking ou escritório virtual é muito pessoal e depende da organização profissional de cada pessoa.

Mas uma coisa é certa: analisar o conceito e os benefícios dos serviços deve trazer mais clareza à deliberação, por isso você já está no caminho certo.

O Seahub é uma empresa que oferece escritório virtual e disponibiliza espaços de coworking. Com base em nossa experiência, estamos abertos para te ajudar em outras etapas do processo.

Boa sorte e até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.