Os escritórios virtuais vêm se tornando uma solução cada vez mais popular entre os empreendedores, mas como saber se esse serviço é ideal para você?
De uns anos para cá, a dinâmica de trabalho passou por várias mudanças, especialmente após a pandemia, que consolidou as modalidades de home office e trabalho híbrido.
Para se adaptar à nova realidade, empresas que trabalham com serviços de espaço passaram a oferecer a inovação do escritório virtual.
Continue a leitura para entender cada detalhe da solução e definir se é a melhor opção para você.
O que são escritórios virtuais?
Segundo a Korn Ferry, empresa de consultoria organizacional, 85% das companhias adotaram totalmente o home office no Brasil depois de 2021. Bastante, né?
Isso significa que a maioria das empresas consegue manter o seu funcionamento de modo totalmente remoto. Sendo assim, para que arcar com os custos de alugar um escritório físico?
Por esse motivo, surgem os escritórios virtuais, um contrato no qual uma empresa disponibiliza seu endereço fiscal a outra empresa, oferecendo também serviços essenciais de suporte.
Para que servem os escritórios virtuais?
Ao abrir um negócio, o proprietário precisa disponibilizar um endereço fiscal para constar na junta comercial, e ainda deve ter um endereço comercial para divulgar aos clientes.
Mas se a empresa funciona de maneira remota, por vezes na casa do proprietário ou em diversos locais distintos, como encontrar um endereço fixo para essa necessidade burocrática? E claro, sem precisar compartilhar seu endereço residencial com desconhecidos.
Os escritórios virtuais servem justamente para ceder um endereço de credibilidade para empresários nessa situação, resolvendo um problema burocrático do gestor de negócios e ainda trazendo diversos benefícios.
Como funcionam os escritórios virtuais?
Agora, vamos ao funcionamento: os escritórios virtuais costumam ser oferecidos por empresas que administram espaços de coworking.
Ao contratar o endereço fiscal, você não precisa nem pisar nos espaços físicos, pois o serviço visa atender a demanda do funcionamento remoto.
Desse modo, a empresa prestadora de serviço conta com uma equipe especializada para dar o suporte que o seu negócio precisa, oferecendo gestão de correspondências, atendimento de chamadas e outras utilidades.
Mas não se engane, a estrutura física da empresa fica disponível para você caso haja necessidade de um momento presencial. Assim, você pode marcar uma reunião, por exemplo, no endereço que já é seu.
Quais empresas usam os escritórios virtuais?
Os escritórios virtuais são indicados para qualquer pessoa jurídica que precisa de um endereço para finalidades fiscais.
Normalmente, empresas prestadoras de serviço, microempreendimentos e startups fazem uso vantajoso do escritório virtual.
Até empresas maiores, que buscam expandir seus negócios, podem se beneficiar do escritório virtual, já que é possível contratar o endereço fiscal em uma cidade diferente, conquistando um novo mercado sem arcar com os gastos de abrir uma estrutura física no local.
Como contratar escritórios virtuais?
Para contratar o serviço de escritório virtual, o primeiro passo é fazer uma pesquisa e definir a empresa com o melhor custo-benefício.
Nesse momento, escolha uma empresa que ofereça os serviços adicionais de sua necessidade e disponha de um endereço estratégico.
Depois disso, basta enviar os documentos requeridos pela empresa e efetuar o pagamento. Pronto, o endereço é seu.
Conclusão
O escritório virtual é uma solução para uma demanda burocrática no processo de abertura da empresa, mas acima disso é uma possibilidade de reduzir custos e oferecer vantagens.
Se está convencido de que esse serviço pode resolver seu problema, contate o escritório virtual com o Seahub e receba o endereço em menos de 24 horas sem sair de casa.
Até a próxima!