Duas pessoas, um homem de cabelos castanhos e uma mulher de cabelos loiros, assinando documentos para abrir um escritório virtual
Categorias:

Como funciona o escritório virtual no Brasil em 2022

Passou-se o tempo em que os funcionários precisam estar no escritório da empresa para realizarem seu trabalho, por isso o escritório virtual se tornou tão popular.

Em 2022, na era digital e em um Brasil pós-pandemia, o home office já é a realidade de muitos trabalhadores, permitindo-lhes uma flexibilidade e conforto.

Porém, existem certas burocracias que não podem ser contornadas, como a disposição de um endereço na junta comercial, por isso o escritório virtual surge como uma solução para profissionais de diferentes ramos.

Para saber se esse serviço resolve os seus problemas, continue a leitura e entenda o que é, como funciona e como contratar um escritório virtual no Brasil.

O que é escritório virtual?

Apesar do nome, o escritório virtual não é um escritório que não existe.

Na verdade, o serviço funciona da seguinte maneira: uma empresa oferece seu endereço fiscal e serviços administrativos para outra empresa, sem a sobrecarga de um longo contrato de aluguel.

Desse modo, o contratante utiliza o endereço da empresa nos documentos necessários e trabalha de qualquer lugar, recebendo o suporte para gerenciar sua empresa remotamente.

Se você tem dúvidas sobre a diferença de endereço fiscal e endereço comercial, entenda de uma vez por todas em uma leitura de três minutos.

Ou então, pode conferir esse vídeo que produzimos tirando as dúvidas mais comuns sobre o serviço:

Como funciona o escritório virtual no Brasil?

Não há uma regra geral de como as empresas que oferecem escritório virtual devem se portar.

No Brasil, o mais comum é que a empresa disponha de serviços como atendimento telefônico, gestão de correspondência, disponibilidade de salas de reunião/atendimento, entre outras possibilidades.

Ainda é importante saber que tipo de profissional o escritório virtual atende. Aqui, podemos citar os prestadores de serviços, os Microempreendedores Individuais (MEI), as startups, os empreendedores e por aí vai.

Até grandes empresas que procuram um modelo de trabalho mais flexível podem se beneficiar do escritório virtual, utilizando os espaços físicos somente na necessidade de encontros presenciais

Você pode ter se identificado na lista dos profissionais, mas ainda tem dúvidas quanto à utilidade do serviço. Afinal, por que não utilizar seu endereço residencial?

Nesse caso, entram questões como sua segurança, já que todo endereço vinculado a um CNPJ está disponível para consulta, e a economia, pois ao utilizar o endereço de sua casa para fins comerciais, ocorre aumento no IPTU.

Como contratar um escritório virtual no Brasil?

O primeiro passo para a contratação do escritório virtual no Brasil é a escolha da empresa prestadora do serviço.

Lembre-se de que há uma grande variação de preços e serviços de suporte que as marcas podem oferecer, por isso é indicado começar por uma pesquisa.

Compare os serviços disponibilizados e os valores, para então tomar a decisão de acordo com sua necessidade e orçamento.

Feito isso, é hora de reunir os documentos necessários e enviar para a empresa, enfim adquirindo seu endereço fiscal.

Conclusão

Em pleno 2022, é essencial estar atualizado quanto às soluções digitais e evoluções do trabalho.

A contratação de um escritório virtual é uma decisão que pode te colocar à frente do mercado e trazer diversos benefícios nessa fase primordial do seu negócio.

Para esclarecer dúvidas e bater um papo sobre o serviço, converse com um de nossos consultores agora.

Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.