empresário fazendo uma gestão financeira
Categorias:

O guia da gestão financeira em startups: boas práticas!

Uma startup, não importa a idade e tamanho, precisa ter um gerenciamento financeiro eficaz para que o futuro da mesma seja possível!

Antes de colocar as ideias em prática e abrir uma empresa, é preciso pensar no dinheiro que vai estar entrando para garantir um investimento sustentável para manter o negócio rodando.

Muita gente acha que a gestão financeira só tem que ser feita depois de um certo tempo de empresa, mas isso não poderia estar mais errado!

A gestão deve ser feita antes mesmo do CNPJ ser aberto. Por isso, continue a ler para saber quais boas práticas você deve seguir para ter uma gestão financeira segura para a sua startup.

Vamos dividir esse tema em 2 tópicos: conta pessoal e conta corporativa e benefícios de adotar cartões corporativos! Depois disso, vou te ajudar a criar a sua própria conta. Vamos lá?

Conta pessoal X Conta corporativa: qual devo usar na minha empresa para ter uma boa gestão financeira?

Photo of pretty ethnic woman ponders on how to answer question, thinks deeply about something, uses modern mobile phone, tries to made up good message, keeps index finger near lips, stands indoor

Vamos começar pela dúvida de todo empreendedor: será que eu posso usar a mesma conta para gerenciar dois aspectos da minha vida?

E a resposta é um sonoro não!

Misturar as finanças pessoais com as corporativas é um erro super sério e que provavelmente vai levar você e a sua empresa à falência.

Não é o que queremos, né?

Além de prejudicar a imagem da empresa frente ao mercado e equipe, por não ser uma prática condizente com a postura profissional que se espera, todos os seus dados pessoais (do cartão) estarão expostos para todas as pessoas do seu empreendimento, o que é super perigoso.

Fora isso, o seu limite pode não ser alto o suficiente para suportar as despesas pessoais e profissionais ao mesmo tempo.

Mas os malefícios não param por aí: quando a sua empresa usa apenas o cartão usado na sua conta pessoal, problemas com clonagem e bloqueios são muito comuns!

Isso significa que um imprevisto assim poderá afetar a rotina de trabalho de uma empresa inteira caso seja necessário o cancelamento.

Imagine quantas ferramentas digitais e  assinaturas precisariam ser canceladas também? Seria um transtorno enorme.

E para fechar com a cereja do bolo – da negatividade –, ainda faz-se necessário analisar a identificação de despesas no final do mês: de onde vem?

Quem foi o responsável pelo gasto? Qual setor demandou? Isso vai prejudicar as suas finanças pessoais e especialmente a saúde econômica do seu negócio.

Quais são os benefícios de adotar cartões corporativos para a gestão financeira?

Depois de analisar e claramente concluir que um cartão corporativo é uma solução indispensável para qualquer negócio, vamos aos benefícios!

Não é à toa que as empresas estão buscando cada vez mais uma opção que possui taxas de juros mais baixas, maior limite de crédito, mais opções de parcelamento e programas de pessoas jurídicas, mas não para por aí:

  1. Organização, controle e visibilidade dos gastos em apenas uma planilha;
  2. Controle sob todos os cartões virtuais da empresa;
  3. Direito a pontos e milhas;
  4. Possibilidade de vincular cada cartão a uma categoria corporativa (time de marketing, time financeiro, time de suporte…);
  5. Ter um teto mensal de gastos por cartão;
  6. Poder definir um responsável pelo cartão.

Usufruir de uma conta profissional é, definitivamente, uma opção a ser considerada por grandes corporações!

São muitas vantagens que se encontram com apenas um desafio: saber qual a melhor opção para a realidade financeira da empresa.

Somando os prós e contras, o saldo é extremamente positivo.

Qual a melhor conta corporativa?

businessman-giving-money-his-partner-while-making-contract

Existem muitas empresas que oferecem esse serviço, mas aqui no Seahub a gente indica e confia de olhos fechados na Conta Simples.

Você já conhece o serviço deles?

Eles são referência no mercado e é uma solução que vai dar paz para o seu setor financeiro, contribuindo para uma rotina organizada e saudável financeiramente.

Eles garantem a união entre conta corrente, cartão corporativo e software de gestão de despesas em um só lugar!

Tudo isso super voltado para a nova economia e com os cartões mais inteligentes do mercado.

Além disso, ainda oferecem:

  1. Definição de categorias por despesas;
  2. Orçamentos inteligentes;
  3. Autonomia nos pagamentos;
  4. Cartões físicos e virtuais.

Usufrua do serviço da Conta Simples e garanta uma boa gestão de cobranças, pagamentos de contas da empresa sem complicações e agendamentos de pagamentos para os melhores momentos do seu financeiro.

Parece um sonho, né? Mas é realidade. Para entender melhor sobre, basta ir entrar em contato com a gente!

Para continuar acompanhando esses conteúdos, visite nosso site e nos siga nas redes sociais!

Até a próxima! 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.