foto dos três fundadores da poti ventures: gustavo azevedo, guilherme oliveira e andré moura.
Categorias:

Investimento em startups no Nordeste: conheça a Poti Ventures

Dentro do Seahub, nós temos muitas empresas com diversas propostas e áreas de atuação diferentes e hoje vamos te apresentar uma delas.

Quem é a Poti Ventures?

Para quem ainda não conhece, a Poti Ventures é um veículo de investimento sindicalizado entre empresas tradicionais (Dois.A, Gentil Negócios, Seahub, Tribuna do Norte, Art&C) do Nordeste, com o objetivo de trazer ainda mais protagonismo para a nossa região.

O nome da empresa veio como uma homenagem aos índios potiguares – uma comunidade indígena que ocupava o litoral brasileiro na região entre os Estados de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará.

E a população natalense, com sangue potiguar na veia, dá um exemplo de resiliência e representação de empreendedores que são ambiciosos e que não tem medo de sonhar grande.

A Poti Ventures foi fundada em 2021 por três empreendedores que estão querendo unir quem desenvolve no Nordeste: Guilherme Oliveira, André Moura e Gustavo Azevedo.

Eles observaram o alarmante dado de que o Brasil tem um cenário de concentração econômica em venture capital ainda menor que em outras indústrias.

Nessa visão, o Nordeste recebe algo em torno de 2% do total de investimentos de capital de risco no Brasil, apesar da economia representar +- 15% do PIB e a população ¼ da brasileira.

Por isso, a proposta deles é investir em startups que tenham prévia validação no mercado, que possuam ambição global e que tenham alguma relação expressiva com a cultura nordestina.

Vai funcionar da seguinte maneira: os investimentos iniciais são a partir de R$150.000,00 e a Poti Ventures vai conectar as empresas com uma rede de empreendedores experientes, garantindo acesso à mentorias, networking e acesso ao mercado.

É a oportunidade perfeita para quem está começando e ainda não tem fortes conexões com o mundo corporativo!

Eles estão abertos para conhecer e entender todos os negócios que chegarem até eles, mesmo se ainda não for o momento certo de participar do programa de investimento. A tese deles serve mais como um norte do que como uma regra em si. Eles estão buscando:

Nordestinos arretados

Fundadores que sejam do Nordeste ou que tenham alguma ligação expressiva com o mesmo! O objetivo é trazer cada vez mais empresas para o mercado local.

Pessoas com algumas skills básicas

Buscam pessoas que já tenham experiência e que conheçam o mercado, com capacidade de desenvolvimento, aprendizado e de botar a mão na massa.

Fundadores abertos a aprendizado

Aprendizado e evolução fazem parte da jornada. Cabeça fechada não combina com evolução e nem com a Poti!

Inovação e tecnologia

Buscam um modelo de negócio que respire inovação e tecnologia, com capacidade de crescimento mundial. Medo da reprovação de sonhar grande é um grave impedimento!

Know how

O produto precisa já ter sido desenvolvido e ter validação no mercado.

O acesso ao capital early-stage vai ser um catalisador do crescimento da empresa e do desenvolvimento da região que ele ocupa.

Se você é um(a) fundador(a) de startup nordestino(a) ou conhece alguém que tenha um modelo de negócio de base tecnológica, recomende esse artigo para ele e confira o site da Poti Ventures.

Essa foi uma breve apresentação de uma das mais de 100 empresas que nós temos na nossa comunidade!

Acreditamos muito no potencial do nosso cenário corporativo e sempre que pudermos, estaremos divulgando esses serviços para quem interessar for!

Até a próxima! 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.