Na criação de um negócio, nem sempre é necessário começar do zero. Algumas vezes, utilizar a base de uma empresa já existente para criar outra é uma decisão estratégica que traz muitos benefícios.
Essa possibilidade se chama Spin-Off, um modelo de negócio mais econômico que traz uma alternativa para a inovação e a diversificação.
Mas você sabe como criar uma Spin-Off? Continue a leitura para entender com o Seahub os principais conceitos sobre esse tipo de empresa e o passo a passo para criar a sua.
O que é Spin-Off?
Spin-Off é uma criação derivada de algo já desenvolvido anteriormente.
No mundo do cinema, já temos uma familiarização com o termo, conhecendo Spin-Offs de séries e filmes. Como é o caso da série Better Call Saul, derivada de Breaking Bad.
Já no contexto dos negócios, a ideia começou a ser aplicada na década de 1960, no Vale do Silício, surgindo mesmo para empresas, que é o surgimento de uma nova empresa a partir de um grupo que já existe.
Essa estratégia se mostrou uma poderosa aliada para empreendedores, afinal você aproveita a experiência e estrutura que já possui para explorar novos mercados e atender demandas que hoje você não atende.
Uber Eats, por exemplo, é uma Spin-Off da Uber, que deixou de transportar apenas pessoas e, com a nova empresa, passou a transportar comidas e produtos.
Qual a diferença entre Spin-Off e Startup?
Já que ambas tratam de inovação, é comum a confusão entre os termos Spin-Off e Startup, mas se tratam de conceitos diferentes.
Como foi dito, Spin-Off é o lançamento de um produto ou negócio com base em uma estrutura já existente.
Já a Startup é um modelo escalável que consegue utilizar tecnologia para atender uma grande quantidade de clientes.
Ou seja, as duas nascem de ideias inovadoras e objetivam um modelo de negócio repetível e escalável, focado em oportunidade e lucro.
Sendo assim, nada impede que sua Spin-Off seja uma Startup.
Quais tipos de Spin-Offs existem?
Existem dois tipos de Spin-Offs, que variam de acordo com sua origem, vamos entender cada uma delas:
Spin-Off Corporativa
Esse tipo de empresa é criada a partir de outra organização, conhecida como empresa-mãe. Essa primeira empresa, que serve de base para a estrutura de processos, é a responsável por fundar a Spin-Off.
Inclusive, de início, as atividades começam a ser desenvolvidas dentro da empresa-mãe, como um projeto, até que chegue o momento ideal para a cisão.
Spin-Off Acadêmica
Esse segundo tipo costuma surgir por meio de pesquisas realizadas em laboratórios universitários. A necessidade de comercializar os produtos que resultam das pesquisas incentiva a criação de Spin-Offs acadêmicas.
Como criar uma Spin-Off?
Esse modelo é uma oportunidade de atender um novo nicho de mercado, expandir o negócio, potencializar o foco da equipe e tornar concorrentes em clientes, tudo isso com um baixo investimento para a criação.
Mas a pergunta que fica é: como criar uma e ver esses resultados? Trouxemos a resposta:
Defina o produto ou serviço
Normalmente, ao manter uma empresa, o empreendedor percebe nichos de mercado que não são abrangidos no negócio. Assim, há um problema ou desejo que a empresa-mãe não consegue atender.
Na hora de criar o Spin-Off, o primeiro passo é refletir sobre essa necessidade do público e, com base nisso, definir sua solução.
Analise o mercado
Feita a escolha do produto ou serviço, analise o mercado no qual você pretende entrar. Aqui, o objetivo é conhecer o cliente e desenvolver o MVP (Produto Mínimo Viável).
Escolha o modelo de negócio
O próximo passo é tomar outras decisões essenciais, como o modelo de negócio, o investimento, os preços, os processos, o público-alvo, a persona e as estratégias de marketing.
Monte a equipe
Agora, surge a necessidade de definir a equipe que vai acompanhar e auxiliar o desenvolvimento do negócio.
Nesse momento, defina funções e responsabilidades, ademais tenha em mente que o ideal é uma equipe enxuta, para testar e validar a ideia.
Inclusive, você pode escolher pessoas da empresa-mãe para atuar na operação, tendo a vantagem de já começar com um time qualificado, conhecido e confiável.
Planeje objetivos e métricas
Desde a criação dela, é importante saber aonde você quer chegar. Por isso, já estabeleça objetivos, metas e métricas, de curto e longo prazo.
Assim, na execução da ideia, você consegue avaliar se os resultados estão sendo positivos.
Execute
Com o planejamento feito, é hora de colocar a mão na massa e iniciar a execução.
Conclusão
Hoje, temos exemplos suficientes de Spin-Offs para conseguir afirmar que essa implementação é um grande sucesso no universo empresarial.
Quando se tem uma grande ideia e já existe uma estrutura que pode servir de base, esse modelo de empresa é uma alternativa que pode surpreender o empresário com resultados positivos.
Agora, você já sabe por onde começar.