Time de marketing liderado por uma mulher. Estão em reunião discutindo dados.
Categorias:

Como montar o melhor time de marketing para sua empresa 

Por causa do mercado atual — extremamente competitivo —, as empresas estão priorizando o marketing como uma tentativa de se destacar entre outros negócios.

Nesse processo, surge a necessidade de ter uma equipe especializada nessa área, sendo capaz de realizar várias ações e estratégias a fim de alavancar a imagem da marca.

Como muitas empresas já sabem da importância de formar uma equipe de marketing, porém possuem dúvidas sobre a melhor forma de selecionar esse time, elaboramos um manual sobre como montar uma equipe de marketing eficiente.

O que é uma equipe de marketing?

Antes de saber o que é uma equipe de marketing, precisamos esclarecer o conceito de marketing: um conjunto de táticas que entrega valor para satisfazer a necessidade e/ou desejo do mercado consumidor.

Assim, a equipe de marketing domina essas estratégias e trabalha com foco em determinar as ações certas para atrair e conquistar o cliente.

Ademais, o time de marketing costuma ser diverso, de modo que existem vários cargos diferentes que podem ser ocupados.

Por enquanto, é importante saber que algumas das responsabilidades dos membros dessa equipe são:

  • Cuidar da comunicação;
  • Monitorar a concorrência;
  • Acompanhar tendências e atualizações do mercado;
  • Satisfazer o cliente;
  • Identificar novidades tecnológicas.

Time de marketing interno ou agência?

Uma das questões que surge na hora de planejar a contratação de um time de marketing é o dilema de marketing interno ou terceirização por agência.

É impossível ditar qual é a melhor opção sem conhecer seu negócio, já que essa é uma decisão que varia muito a depender do tamanho, orçamento e prioridades da empresa. Mas há diferenças entre as possibilidades que precisam ser consideradas.

O time interno, por exemplo, vai ter um conhecimento mais profundo da sua empresa e dos seus objetivos. Além disso, a dedicação é exclusiva, de modo que a disponibilidade de tempo é maior. Nesse caso, o custo pode ser maior.

Já a agência, possui a vantagem de tirar o trabalho das suas mãos, colocando as obrigações para um time especializado.

Porém esse mesmo time está lidando com várias empresas, o que resulta em menos tempo para lidar com os problemas do seu negócio. Aqui, o investimento tende a ser menor.

Por que ter um time de marketing?

Toda empresa busca conseguir melhores resultados, por isso a aquisição de um time preparado e focado em atrair mais clientes é essencial.

Nesse sentido, há diversas vantagens em montar uma equipe de marketing. Para ajudar na decisão, listamos algumas delas:

Transformar dados em ações

Muitas vezes, as empresas possuem os dados mas não sabem o que fazer com ele.

Por exemplo, o problema da sua empresa pode ser um baixo engajamento nas redes sociais, e apesar de ter os números que apontam para isso, você e seus colaboradores não sabem como agir.

Tendo um time de marketing, você consegue resolver esse problema. Afinal, o time será responsável por desenvolver ações que mudem a situação.

Gerenciar a comunicação

Eu aposto que você não tem tempo para escrever textos e pensar em frases criativas para manter a comunicação alinhada. Por isso, é importante ter um departamento para essa função.

Há uma ciência por trás da redação publicitária que ajuda a atrair clientes, e é importante ter alguém no time de marketing que domine essas estratégias.

Desenvolver relação com o cliente

Buscar feedback dos clientes para melhorar as ações da empresa também é responsabilidade do time de marketing.

Dessa forma, você mantém seus clientes satisfeitos com a atenção e ainda soluciona possíveis problemas.

Se preocupar com a imagem da empresa

Com a correria do trabalho, é comum deixar passar um detalhe ou outro. Por vezes, esse desvio pode ser responsável por manchar a imagem da sua empresa. Uma forma de evitar isso é ter pessoas específicas para cuidar da reputação da marca.

Afinal, imagina trabalhar anos para construir sua empresa e postar algo ofensivo nas redes sociais que resulte em uma decepção dos clientes com a marca. Acontece até com as grandes empresas, então cuidado nunca é demais.

Realizar ações de crescimento

Outra função do marketing é mapear as fraquezas da empresa e realizar ações de crescimento.

Aqui no Seahub, por exemplo, o time de marketing levanta dados sobre cada serviço que prestamos, buscando meios para aumentar as vendas e conquistar novos clientes.

Como formar um time de marketing?

Selecionar pessoas para trabalhar com você é uma tarefa desafiadora. Mas quando se trata da equipe de marketing, existem alguns passos que devem ser seguidos para uma contratação satisfatória.

Identifique os objetivos da contratação

O primeiro passo na montagem do time deve ser a identificação dos objetivos desse processo. Isto é, ao contratar profissionais de marketing, o que você espera alcançar?

A resposta para esse questionamento varia de acordo com os obstáculos que a empresa vem enfrentando, por isso é essencial mapear o que falta na empresa.

Considere o tamanho da empresa

É indispensável considerar o tamanho da sua empresa na hora de tomar a decisão, afinal se sua empresa é pequena, seu time de marketing também deve ser pequeno.

O contrário também é válido. Não adianta contratar um profissional para todas as atividades de marketing de uma empresa grande. Procure o equilíbrio.

Estabeleça o perfil ideal de candidato

Ao determinar os objetivos, tamanho e orçamento da empresa, pense agora no candidato ideal para suas necessidades.

Aqui, é fundamental definir as capacidades que você espera em cada membro do time, afinal a área do marketing é vasta, tendo muitas subdivisões.

Ademais, também reflita sobre as características que você espera no candidato ideal.

Você prefere um profissional preparado e que seja capaz de resolver problemas sozinho? Ou você prefere começar com um estagiário que vai crescer dentro da sua empresa?

Busque conhecimento nas áreas básicas

Apesar do marketing ser amplo, existem alguns conhecimentos básicos que seu time deve ter. Listamos alguns dos requisitos que levamos em consideração na hora de selecionar os colaboradores:

  • mídias sociais;
  • métricas e KPIs;
  • design;
  • conhecimento de copy;
  • análise de dados;
  • relacionamento com o consumidor.

Comece o processo seletivo

Com essas determinações, já é possível iniciar o processo seletivo. Divulgue a oportunidade e aguarde os candidatos.

Uma dica que damos é ir além do pedido de currículo, utilizando alguma estratégia com a qual você possa conhecer melhor os candidatos antes da entrevista.

Por exemplo, nós costumamos enviar um questionário curto com algumas perguntas-chave, assim podemos avaliar o caráter e os princípios do participante, algo que valorizamos muito por aqui.

Quais são os cargos de um time de marketing interno?

Como já mencionamos, o marketing possui vários cargos que podem ser desempenhados pelos seus profissionais. É interessante conhecê-los a fim de definir o que sua empresa precisa.

Já adiantamos aqui a importância de saber o básico de cada uma dessas áreas, pois assim você pode avaliar o trabalho que está sendo feito pela equipe.

Redator

Uma das áreas da publicidade e do marketing é a redação. Esse profissional deve ter ampla experiência com escrita e dominar a língua portuguesa, cabendo a ele a elaboração de campanhas, roteiros e conteúdo.

O redator conhece diversas estratégias que pretendem trazer consciência ao interlocutor de que ele precisa ou deseja o serviço da sua empresa.

Designer

Muitas vezes, o que diferencia uma empresa amadora de uma profissional é o cuidado com a estética e usabilidade.

Para isso, é essencial ter um designer na time de marketing, que possui habilidades artísticas e domina as ferramentas necessárias.

Ademais, além de focar em arte, há uma preocupação surgindo entre os empresários: a obtenção de um site responsivo e amigável. E quem cuida desse aspecto também é o designer.

Analista de SEO

A capacidade de dominar os motores de busca é cada vez mais procurada pelas empresas.

O analista de SEO deve garantir que a tática de conteúdo esteja respondendo às intenções de busca do público.

Esse profissional deve ser familiarizado com palavras-chave, algoritmos do Google e outras práticas que ajudam sua empresa a estar na primeira página do Google.

Analista de redes sociais

Esse membro da equipe foca na produção de conteúdo para manter a rede social da sua empresa sempre atualizada, buscando o engajamento e novos clientes.

Esse profissional é responsável por buscar tendências, avaliar os concorrentes e analisar os dados dos posts. Além disso, o analista de rede social deve dominar a técnica de venda pelo Instagram.

Gerente de marketing de conteúdo

Esse profissional vai trabalhar em parceria com o redator e o designer para gerar conteúdo.

Nesse cargo, um amplo conhecimento de Inbound Marketing é requisitado, além da habilidade de definir o calendário, tom de voz e outros aspectos mais técnicos da produção.

Quais ferramentas são essenciais para um time de marketing?

Não é só de capacidades que se forma um time, também se faz necessário contar com ferramentas que auxiliam na organização e automação do marketing.

Gestão de projetos

O time de marketing frequentemente gerencia mais de uma campanha por vez. Por isso, é importante uma ferramenta que ajude na organização dos projetos.

Sendo assim, não importa o tamanho da equipe, é possível definir as funções de cada um e as informações importantes, além de possibilitar a delegação ou avocação de atividades.

Uma ferramenta que ajuda nesse processo é o Trello.

CRM

O CRM já é bem conhecido pelas equipes de venda, no entanto ele também tem seu valor para o time de marketing.

Afinal, essa ferramenta organiza os clientes, vendas e oportunidades perdidas. Para o marketing, estar ciente desses dados indica se as campanhas estão funcionando ou não.

Bons exemplos de CRM são o Pipedrive e o RD Station.

Redes sociais

Qualquer profissional de marketing deve dominar as redes sociais e saber como ter destaque na internet.

Atualmente, as redes sociais se tornaram grandes aliadas das empresas, por ser um canal efetivo de comunicação e captação de Leads. Por isso, certifique-se de que os membros contratados são conhecedores das redes.

Email Marketing

Ferramentas de Email Marketing, como MailChimp ou ActiveCampaign, também são interessantes.

Com elas, é possível se comunicar com toda a base de clientes de uma vez só.

Além disso, ao conseguir os dados de potenciais clientes, é possível traçar diversas estratégias de Email Marketing para aproximar o Lead da decisão de fechar com sua empresa.

Analytics

A frase famosa do consultor W. Edwards Deming ilustra perfeitamente a importância dos dados: “Em Deus, nós confiamos. Todos os outros tragam dados”.

Pensando nisso, para monitorar métricas, mensurar resultados de campanhas e fazer testes, as ferramentas de Analytics colaboram bastante.

SEO

A otimização de páginas e conteúdos é essencial para alavancar os resultados da empresa. Para esse fim, diversas ferramentas foram criadas.

Ao profissional de marketing, cabe conhecer essas ferramentas e saber utilizá-las. Para isso, antes de tudo, é preciso aprender o passo a passo para dominar essa otimização.

Ferramentas de Arte

Por último, é preciso haver uma preocupação com a parte visual das campanhas e da comunicação.

Assim, é imprescindível a aquisição de ferramentas que ajudem a criar layouts, tratar imagens e construir identidades visuais.

O Canva, Adobe Illustrator e Adobe Photoshop são indicadas para essa tarefa.

Conclusão

Montar um time de marketing do zero é uma tarefa que exige muitas etapas, requisitos e atenção a detalhes.

No entanto, quando esse processo é finalizado com êxito, a parte animadora e gratificante do trabalho começa: acompanhar os resultados.

Obrigada pela leitura!

Até a próxima.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.