Imagem de uma mulher com uma caneta na mão assinando um documento. Representa um texto sobre certificado digital
Categorias:

Para que serve certificado digital? [2023]

Você sabe tudo o que você pode fazer com um certificado digital? 

Esse documento possui muitas funções, sendo responsável por otimizar processos e facilitar a vida corrida do gestor de negócios.

No mundo empreendedor, aliar-se à tecnologia não é uma opção e sim uma regra para quem deseja prosperar no mercado.

Pensando nisso, trouxemos o conceito, as principais utilidades e o passo a passo para contratar o serviço de certificado digital.

O que é certificado digital?

O certificado digital é a identidade digital da pessoa ou empresa, que possibilita a assinatura de documentos pelo ambiente virtual com a validade jurídica de uma assinatura tradicional.

A tecnologia do documento se pauta em chaves criptográficas, em arquivo digital ou token, que geram uma identidade exclusiva e segura.

A assinatura eletrônica foi criada para garantir a autenticidade das operações online, certamente é a maneira mais segura e moderna de assinar contratos virtualmente. 

Mas além disso, o certificado digital tem outras utilizações.

Para que serve o certificado digital?

Com a sua assinatura digital autenticada, você pode:

Assinar documentos digitais

Uma das funções mais utilizadas pelos empreendedores é a assinatura de documentos eletrônicos, como contratos, acordos, recibos, declarações, etc.

Com o certificado digital, a assinatura passa a ter a mesma validade que documentos em papel assinados com firma reconhecida.

Ou seja, além de reduzir gastos com material físico, como papel e tinta para impressão, você ainda economiza o tempo que seria perdido em um cartório.

Acessar sistemas com dados restritos

Alguns sistemas de órgãos governamentais trabalham com informações confidenciais, por isso só podem ser acessados com a confirmação da identidade.

O certificado digital faz essa confirmação inviolável, dispensando a necessidade de comparecer presencialmente para validar sua identidade. 

Desse modo, você consegue enviar, receber e alterar informações rapidamente.

Trabalhar em sistemas virtuais

Outra utilidade do documento é o acesso a sistemas virtuais integrados, utilizados por profissionais de diversas áreas para realizar atividades à distância.

Se você faz uso recorrente do e-Saúde, e-Jurídico ou e-Contador, o certificado digital com certeza vai facilitar sua vida.

Outras utilidades variadas

Além dessas funções, o certificado digital também te garante:

  • A realização de transações bancárias online com segurança;
  • A emissão de passaportes, CNH e diplomas universitários;
  • A participação em leilões eletrônicos;
  • A criação de procurações eletrônicas;
  • O envio de declarações de Imposto de Renda à Receita;
  • A assinatura de notas fiscais.

Vale ressaltar que tudo isso é feito por meio de um sistema de complexa criptografia, então a segurança é garantida, sendo uma tecnologia à prova de fraudes.

Como contratar um certificado digital?

Agora que você já está por dentro das utilidades do documento, vou te explicar como emitir o seu certificado digital.

O primeiro passo é escolher uma Autoridade Certificadora (AC) na lista do site da ICP-Brasil. Então, deve-se escolher o tipo de certificado mais indicado para o seu contexto.

Logo, a documentação pessoal ou da empresa deve ser apresentada. No segundo caso, normalmente são exigidos o documento de constituição da empresa, a alteração contratual registrada nos órgãos competentes, documentos de eleição da diretoria vigente, documentos pessoais do representante e cartão do CNPJ.

Em seguida, é necessário comparecer presencialmente a um dos postos de atendimento da certificadora escolhida, para validar sua identidade.

Por fim, basta esperar a disponibilização do certificado digital, que dura no máximo alguns dias.

Conclusão

Como empreendedor, é provável que você tenha se identificado com uma ou mais das utilidades do certificado digital.

A realidade é que esse documento torna a vida do profissional mais prática em várias atividades, dispensando energia em burocracias e sobrando tempo para o que realmente interessa: o negócio.

Se você concorda, o Seahub é uma empresa que presta o serviço de certificado digital e pode te auxiliar como todo o processo de forma 100% online, rápida e segura.

Obrigada pela leitura!

Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *